sábado, 7 de junho de 2008

Confiança no Trabalho - Parte 2

O segundo conceito é Confiança no Trabalho, que significa gerar confiança no seu trabalho. Alguns gostam de conceituar isto como “se vender”. Seria como fazer propaganda, valorizar aquilo que se faz. Não basta você confiar no seu trabalho e ninguém saber que seu trabalho é bom, da mesma forma que de nada vale a propaganda enganosa, gritar para todo mundo que faz maravilhas, mas nunca apresentar nada concreto. Essa é mais uma saída daquele cidadão inseguro, que decidiu não ser perfeccionista, então fala pra todo mundo que “reinventou a roda” de forma convincente e poupa o trabalho de ser perfeccionista, realmente é mais fácil.

Jéferson, se me permite, gostaria de apresentar os cinco pontos que ajudam a transmitir uma boa Confiança no Trabalho:

  1. Mostrar que foi você que fez – Se alguma situação aconteceu e foi corrigida a tempo, ou foi evitada de acontecer, anuncie! Não precisa fazer um outdoor e chamar a atenção de todos na hora do almoço para apresentar o “feito magnífico”. Basta enviar um comunicado geral dizendo “Foi identificado o seguinte problema... Blá, blá, blá! Caso o tema seja abordado, a resposta é blá, blá, blá! Dúvidas, falar comigo...”.
  2. Defender seu ponto de vista – Se você acredita realmente que a equipe, ou alguém acima de você está tomando um rumo errôneo, os deixe saber que eles estão errados. Seja chato e insistente caso tenha convicção de que sua idéia é boa, a ponto de que se a solução adotada não obtiver sucesso, todos pensem “Bem que o Fulano avisou, se tivéssemos feito daquela forma...”.
  3. Não deixe outros roubarem suas idéias – Se você perceber uma situação de risco, ou uma grande oportunidade, discuta com outras pessoas antes de levar para o alto escalão, porém, seja você o porta voz, e nunca perca tempo demais estudando. Uma idéia não utilizada, ainda é uma idéia, se ela ficar guardada com você ela não será nada... nem você.
  4. Atenda os Prazos – Não seja idiota! Não perca prazos, e se perder, justifique com antecedência sempre que possível.
  5. Antecipar Problemas – Antes que haja algum mal entendido, apesar de, quanto antes um problema aparecer, melhor é, a idéia deste tópico não é fazer com que problemas ocorram mais cedo. A idéia é gritar para quem quiser ouvir (e para quem não quiser ouvir também, no caso dos chefes mais tapados) que algum problema pode vir a tona a qualquer momento. Não é uma tarefa simples, descobrir problemas potenciais, mas a informação é valiosíssima.

Muito bem Roberto! Não restou sequer uma vírgula para acrescentar a respeito deste conceito. O terceiro e último conceito é: Confiança no Trabalho. Este conceito é o mais perigoso dos três apresentados nestes psots, pois representa a confiança que os integrantes da equipe e principalmente a chefia interioriza que você deve estar sempre disponível para o trabalho. Com o passar do tempo é necessário começar a se planejar, e ficar atento para não permitir que o trabalho tome conta de sua vida.


E ficará para o próximo e último post. Nos próximos dias...

2 Comentários:

Jú Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jú Monteiro disse...

Olá Homero! Bem, sei que nesse momento você deve estar se perguntando quem sou eu... por isso vou me antecipar e explicar logo. Estou querendo fazer um curso de inglês na Irlanda (Dublin) próximo ano, por isso comecei a procurar informações... Foi quando dei de cara com o blog e-dublin, seu e de seu amigo, muito bom por sinal. Super interessante as informações e muito bacana da parte de vocês dedicar parte do tempo para ajudar outras pessoas, assim como eu. Enfim, passei a frequenta-lo... não só ele mas como o blog "particular" vcs. Resolvi comentar hoje no seu blog pq, definitivamente, estou gostando bastante dessa "série", digamos assim, que vc esta escrevendo... pra ser sincera mal posso esperar pra ler a parte 3. rsrs. Bem, no mais... gostaria de Parabeniza-lo, não só pelo blog, mas pelo que através dele você consegue passar para as outras pessoas. =*

Homero Carmona... © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO