sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Fluxo do Cliente Interno!

Pois é, tenho certeza que muita gente já esteve nessa situacao no trabalho, alguns talvez fizeram a coisa correta, outros a coisa errada achando que era a correta ou a errada sabendo que existe a correta... o fato é que todos passam por algo parecido na vida.

Aquele seu relatório que é enviado diariamente para a gerente, depende das informacoes que o departamento X te envia.

Entretanto, no dia de hoje o departamento X te mandou as informacoes erradas. Felizmente voce percebeu a tempo. Falta uma hora para o seu deadline, tempo o suficiente para extrairem as informacoes novamente, e voce fazer o seu relatório.

Voce liga para o departamente X e solicita um reenvio, que é prometido para dali 10 minutos. Meia hora se passou, e caso voce nao comece o relatório naquele momento, voce certamente entregará atrasado, possivelmente após o almoco. O que voce faz?

A - Liga para o Departamento X para verificar que horas vao entregar os dados.
B - Se preocupa com outras coisas e espera tranquilamente que o Departamento X envie os dados.
C - Liga desesperadamente de 5 em 5 minutos para verificar se o Departamento X já finalizou a extracao dos dados.
D - Avisa a gerente que voce ainda nao recebeu os dados e entregará atrasado relatório.

Bom, se voce fizer apenas o A, somente voce e o Departamento X vao saber que voce entregará atrasado. Mas existem outras pessoas mais interessadas na conclusao do relatório.

Se voce fizer o B, provavelmente voce vai tomar um belo de um feedback, completamente desnecessário, mesmo nem sendo sua culpa.

Se escolher a C, provavelmente voce vai criar inimigos no Departamento X, e nao vai resolver seu problema.

Da mesma forma se escolher a D, sua gerente pode ficar muito brava. Uma vez que voce nem sabe quando vao entregar os dados, e talvez o relatório nao vai ficar pronto antes das 17h, que é o horário que ela realmente o usaria. Quem sabe ela vai ligar para o Gerente X e soltar a franga. E quando ela descobrir o verdadeiro problema, tudo se voltará contra voce que nao deu a informacao completa a ela.

Nesse caso, acho que a melhor opcao é um combinado da opcao A e D. Ligue para o departamento, descubra a hora que irá receber os dados, veja entao quando conseguira ter o relatório finalizado, e avise sua gerente os horários e motivos.

As vezes, relatórios diários fazem a gente pensar que eles nao sao muito importantes "ah, se atrasar um pouco hoje ninguém vai notar". Porém, a famosa Lei de Murphy sempre joga contra. E conhecendo chefes como eu conheco, alguns, mesmo sem precisar o relatório, podem criar um escandalo por que voce o enviou atrasado um dia. Ou pior, pode falar sobre isso no dia da sua avaliacao / nao promocao, que voce tem que assumir responsabilidades e cumprir datas.

Imagine? e no final, nem era culpa sua!

Seja o primeiro a comentar

Homero Carmona... © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO