segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Serviço ruim ou cliente chato?

Ontem eu recebi um e-mail da minha gerente... Notícia da Cosumidor Moderno, com o título "Abaixo das expectativas", a respeito de um estudo realizado pela Accenture, empresa onde trabalho.

Pra quem não tiver com paciência de ler, vou resumir: basicamente ele mostra alguns indicares de expectativas e satisfação do cliente, comparando Brasil com a Europa e Estados Unidos... e claro, até nisso nós somos piores: somos clientes mais insatisfeitos.

Quando li a reportagem a pergunta que ocorreu foi: "por que somos insatisfeitos com nossos serviços?"

Me ocorreram 3 possibilidades:

  1. Os serviços no Brasil são ruins mesmo
  2. Nós somos mais chatos mesmo
  3. As referências estão erradas

Bom, como sempre, não estamos aqui para oferecer respostas, e sim questionamentos. Por isso a única coisa a dizer é que não se pode comparar a doçura da laranja com quão salgado é um bacalhau.

Os serviços oferecidos no Brasil são diferentes dos oferecidos nos EUA e na Europa, pois cada um destes lugares tem culturas diferentese... talvez o serviço no Brasil seja o melhor do mundo na prestação de serviços, porém, se os clientes brasileiros forem ainda mais exigentes mundo continuaremos com a percepção de que fazemos tudo errado.

Em vez de nos compararmos com quão satisfeitos estão os Norte americanos ou os Europeus, seria necessário uma revisão das necessidades dos consumidores brasileiros. Claro que boas idéias podem surgir de fora, mas normalmente as respostas estão em nós mesmos, como é dito quase como um clichê em todos os livros de auto-ajuda...

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